I CONGRESSO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS DA SAÚDE
Goiânia, 30 de agosto a 1º de setembro de 2017

Palestrantes

 

Prof. Dr. LUIS EDUARDO MAGGI

A Engenharia Biomédica e seus impactos na tecnologia aplicada à saúde

A evolução do sistema de saúde moderno pelas principais inovações tecnológicas que os engenheiros biomédicos executam na área da saúde, através da utilização de materiais, dispositivos (como litotripsia ultrasônica, marca-passo, etc.) e de técnicas (como processamento de sinal e imagens, inteligência artificial, etc.) com o intuito de contribuir na pesquisa clínica, diagnóstico e tratamento de pacientes.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3022106633042479

Mini currículo: Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Medica pela Universidade Federal de Goiás (1995), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor classe A nível Adjunto A padrão 1 da Universidade Federal do Acre. 

Profª. Drª. ANA PAULA JUNQUEIRA KIPNIS

Novas vacinas contra a tuberculose

A tuberculose é uma séria ameaça à saúde pública. Ela continua a ser a segunda principal causa de morte infecciosa em todo o mundo, perdendo somente para o HIV. Seu controle tem encontrado dificuldades, principalmente por causa do desenvolvimento de novas cepas da bactéria capazes de resistir aos medicamentos usados atualmente, por isso, têm sido estudadas novas vacinas, que tem se mostrado seguras e eficazes, dando início a uma resposta robusta do sistema imunológico.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1252262903952987

Mini currículo: Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1989), mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutorado (2001 a 2003) na Colorado State University- CO- USA, sendo bolsista do NIH. Estágio senior/ pos Doc no Einstein Hospital of Medicine, New York, USA (2012). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Goiás. Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública-UFG, Nível 5 da CAPES. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Mycobacterium tuberculosis, ELISA, infecção experimental, vacina, diagnóstico, citometria de fluxo e camundongos.

Profa. Dra. LUCIANE DE SOUZA

Diferenças de Gênero na Interação entre Qualidade de Sono, Saúde Emocional e Cognição

Homens e mulheres desempenham diferentes papéis sociais e tendem a ter diferentes necessidades, o que acaba afetando a qualidade de vida, incluindo o sono. Será abordado o papel do sono na saúde física e emocional e o padrão desse sono entre homens e mulheres. Será discutida também a interação entre a qualidade do sono sobre a saúde emocional e cognição nos diferentes gêneros.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5035571348715037

Mini currículo: Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (1995), mestrado (1999) e doutorado (2010) em Ciências, com concentração em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é pesquisadora DCR na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em fisiologia do sistema nervoso na área de neurociência e tem atuado principalmente nos seguintes temas: privação de sono e envelhecimento.

Profa. Dra. Valéria de Sá Jayme

Atualidades sobre Zoonoses transmitidas por mosquitos e Saúde Pública

Após o vírus zika surpreender o país e o mundo com sua rápida disseminação e possível associação com a microcefalia, especialistas brasileiros alertam para os riscos de outras doenças transmitidas por mosquitos. Nas últimas três décadas, dobrou o número de mosquitos catalogados no Brasil e pelo menos 37 deles são capazes de provocar doenças em humanos. Será discutido os principais vetores dessas doenças e quais as principais consequências na saúde pública.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0603234425928309

Mini currículo: Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (1987), mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutora em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Atua em Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Epidemiologia Veterinária e Saúde Pública, principalmente nas áreas de zoonoses, determinantes de enfermidades, saúde ambiental.

Profa. Dra. Ruth Losada de Menezes

Interdisciplinaridade: competência para profissionais de saúde diante do envelhecimento populacional brasileiro

A transição epidemiológica e demográfica, vivenciada no Brasil atualmente, exige formação de recursos humanos na área da saúde preparados para a diversidade e complexidade de situações inerentes ao processo de envelhecimento. A atuação interdisciplinar torna-se competência fundamental para o cuidado junto ao idoso, pois possibilita sua compreensão integral e resolução de problemas, diante de um cenário onde há predomínio de doenças crônicas não transmissíveis e risco de comprometimento da funcionalidade humana.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0801615424099670

Mini currículo: Fisioterapeuta, Docente da Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora da Rede Goiana de Pesquisa Vigilância à Saúde do Idoso no Estado de Goiás - REVISI. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção de Enfermagem e Saúde (NUTADIES) e Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão sobre o Envelhecimento (NEPEV) da UFG. Integrante da diretoria executiva da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) gestão 2016-2018 e da diretoria executiva da Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE) gestão 2017-2019. Tem experiência na área de ensino em Fisioterapia, extensão e pesquisa nos seguintes temas: Atenção à saúde do idoso, com ênfase na epidemiologia das Quedas, nas atividades básicas e instrumentais de vida diária e mobilidade física; Funcionalidade humana. http://www.pgcts.unb.br/pt-BR/professores/ruth-losada

Prof. Dr. Adriano Jabur Bittar

Medicina e Ciência da Dança. Rede Brasil - Reino Unido (BR-UK)

A Medicina e Ciência da Dança (MCD) é uma área que se desenvolve globalmente há mais de 20 anos através da colaboração entre profissionais da medicina, educação, psicologia, nutrição, cientistas e dançarinos, dentre outros. O objetivo da MCD é promover o bem-estar e saúde dos dançarinos, através do desenvolvimento de discussões, pesquisas e serviços de excelência em Dança nas diversas vertentes que abrangem aspectos da área da saúde, treinamento, performance, bem-estar, educação e arte. No Reino Unido, a UNIVERSITY OF WOLVERHAMPTON, líder na área da MCD, em parceria com a organização denominada NATIONAL INSTITUTE OF DANCE MEDICINE AND SCIENCE (NIDMS), formada por esta universidade e pelo TRINITY LABAN CONSERVATOIRE OF MUSIC AND DANCE, ONE DANCE UK, UNIVERSITY OF BIRMINGHAM, BIRMINGHAM ROYAL BALLET e o ROYAL ORTHOPAEDICS NATIONAL HOSPITAL, iniciou, em março de 2016, um diálogo com a UEG no sentido de promover a cooperação desta universidade e de outras, como a UFG, IFG, IFB, UNIVERSO, USP, UFRGS e UNICAMP, além de outros interessados da iniciativa privada e pessoas físicas, para formação da REDE BRASIL-REINO UNIDO EM MCD, com objetivo de desenvolver pesquisas e serviços colaborativos durante o período de 15 anos. Um dos focos da Rede é a pesquisa e a troca de tecnologia que visa discutir os diversos e diferentes processos na área da Dança. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar e difundir a estruturação dessa Rede, abrindo diálogos gerados pelos encontros com os artistas-pesquisadores e instituições participantes, estabelecendo parâmetros de ações para a fruição de pesquisas teórico-práticas e a criação de serviços, contribuindo, sobremaneira, na diluição e hibridação das fronteiras entre a Dança e outras áreas do conhecimento.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4698594729534634

Mini currículo: Graduado em Fisioterapia pela PUC Campinas (1994), formado em Terapia Craniossacral pelo Craniosacral Therapy Educational Trust - UK (1996), Dança (1998-), e Pilates pela Polestar e Fletcher Pilates (1999-), especialista em Dança (2004) e mestre em Artes Cênicas pela UFBahia (2005) e doutor em Arte pela UnBrasília (2015), professor assistente da UEstadual de Goiás/Escola de Educação Física e Fisioterapia (1994-), coordenador da Pós-graduação em Pilates da PUCGoiás (2006-), membro da Faculdade Fletcher no Brasil (2012-), fisioterapeuta da Quasar Cia de Dança (2000-2016), proprietário e fisioterapeuta do Studio Adriano Bittar (2007-) e coordenador da Rede Brasil-Reino Unido em Medicina e Ciência a Dança. Tem experiência nas áreas de Fisioterapia, Educação Física, Dança e Medicina e Ciência da Dança, com ênfase no Ensino Superior, na Prevenção e Tratamento de Alterações Músculo-esqueléticas, Dor Crônica, Reeducação Postural e do Movimento e em Coreografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Pilates, Terapia Craniossacral, Preparação Corporal do Dançarino e Processos Coreográficos.

Profa. Ms. Fernanda Sousa Oliveira

Direito Sanitário e a Relação com a Vigilância em Saúde

A palestra “Direito Sanitário e a relação com a Vigilância Sanitária” abordará o entrecruzamento das duas áreas de estudos, procurando desenvolver um debate sobre os aspectos relacionados às atividades da vigilância a partir das ações do Estado voltadas para a proteção do direito humano à saúde.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3322003355333663

Mini currículo: Graduada em Direito pela Universo e em História pela Universidade Estadual de Goiás, unidade Morrinhos, Especialista em Direito Civil, Especialista em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz em Brasília e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás. Professora efetiva do Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás- Regional Goiás.

Prof.  Dr. Jorge Alves de Almeida Venancio

Avanços e Desafios do Sistema CEP/CONEP

 

Currículo Lattes: 

Mini currículo: MÉDICO FORMADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO UFRJ.

COORDENADOR DA COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA EM PESQUISA CONEP,

MEMBRO SUPLENTE DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE,

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO TRABALHADOR DA CENTRAL GERAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL - CGTB.

Informações: MESTRADO EM CIÊNCIAS APLICADAS A PRODUTOS PARA SAÚDE (62) 33281162 cics.caps@ueg.br

Divulgue e gerencie online cursos e eventos